• Bem-vindo ao portal digital do Conjunto Nacional!

  • Av. Paulista, 2073 - Consolação - SP | ccn@ccn.com.br | Tel.: (11) 3179-0109

Exposição CASACOR 35 anos

Exposição CASACOR 35 anos traz reflexão sobre o morar e desenvolvimento do segmento

Instalação ocupa 750m² e se espalha pelos pavimentos do Conjunto Nacional, onde acontece a CASACOR São Paulo, de 5 de julho a 11 de setembro

Em 1987, a casa na Rua Dinamarca, 81, no Jardim Europa, recebia a primeira edição de CASACOR. Na época, as fundadoras da marca, Yolanda Figueiredo e Angelica Rueda, provavelmente não imaginavam que em 2022 – 35 anos depois de iniciarem o projeto – ele ganharia a dimensão, o respeito e a importância que têm hoje para o segmento de arquitetura e design de interiores.

Para celebrar o sucesso da marca e contar para o público a história e o intenso trabalho ao longo das últimas três décadas e meia, foi criada a Exposição CASACOR 35 anos, uma experiência totalmente gratuita, instalada no Conjunto Nacional e que acontece concomitantemente à edição 2022 da CASACOR São Paulo, de 05 de julho a 11 de setembro.

A exposição que ocupa uma área de aproximadamente 750 m², foi pensada pelo Ateliê Esquina – das arquitetas Carmela Rocha e Paula Thyse – e pela jornalista Livia Pedreira, do Conselho Curador da CASACOR. O trio propõe uma viagem pela história das últimas décadas da arquitetura e do design de interiores brasileiros, revelando o impacto da marca e da mostra em todo esse processo de desenvolvimento.

“A equipe de curadoria se debruçou sobre a história de CASACOR para trazer aos visitantes uma exposição que reúne fatos e afetos. A ideia é a de que cada visitante conheça não apenas a CASACOR, mas veja a transformação nos modos de morar e de pensar a casa, passando pela história do design de interiores, do design de objetos e produtos, da produção industrial e toda essa imensurável cadeia que, na década de 1980, foi fortemente impulsionada e influenciada pela presença de CASACOR”, explica Livia Pedreira

Exposição

A exposição ocupa parte do térreo do Conjunto Nacional, próximo à área dos elevadores. É aí que o visitante se depara com a tipologia da casa, ícone da exposição, que convida a adentrar no infinito particular da CASACOR. A casa é materializada por linhas de luz de neon, estratégia de projeto que se repete, conectando os diferentes fatos e afetos, desenhando o espaço e construindo cada núcleo da exposição.

O projeto, que se espalha pelos pavimentos do Conjunto Nacional, permanece conectado e integrado por estes elementos, criando e mantendo sua identidade. O conteúdo se desenvolve em vários formatos: fotos, vídeos, som e interatividade digital.

Carmela Rocha, uma das arquitetas responsáveis pelo projeto, explica que o convite para criar a exposição foi um desafio e um grande prazer. “Criar a exposição CASACOR 35 anos foi um trabalho intenso, uma construção coletiva em muitas frentes de diálogo para apresentar a temática não apenas para o público da mostra, mas também para quem transita pelo Conjunto Nacional. O edifício, aliás, é uma grande inspiração e foi nosso ponto de partida para pensar a expografia e como apresentar o conteúdo. Queríamos valorizar o edifício e dialogar com suas formas, que foram o fio condutor para a linha do tempo que apresentamos no espaço da rampa do Conjunto e que amarra todas as histórias”.

Ao subir a primeira rampa, o visitante conhecerá, por meio de fotos de ambientes de antigas edições da CASACOR, os dezessete anos iniciais da marca. A segunda rampa, conta a história de mais 18 anos. Aqui, vale ficar atento aos áudios, repletos de causos marcantes, num material narrado pela jornalista Baba Vaccaro, que comanda o Navega, na Rádio Eldorado, e reúne 10 histórias sobre a CASACOR.

No túnel que leva à bilheteria da CASACOR 2022, no mezanino, haverá telas nas quais dezenas de profissionais do elenco CASACOR ao longo desses 35 anos, dão as boas-vindas ao visitante, convidando-o a conhecer o evento deste ano. Nesta área há também uma grande projeção, em que é possível ver o timelapse de construção da edição atual. Além disso, haverá uma mesa interativa, repleta de conteúdos como capas de todos os anuários já produzidos, fotos e croquis, que mostram o desenvolvimento e o crescimento da marca em São Paulo e em suas franquias.

Um dos destaques dessa parte da exposição, é o ensaio realizado pelo fotógrafo especializado em arquitetura e design de interiores Fran Parente, que capturou imagens do espaço no Conjunto Nacional antes de sua ocupação, para mostrar a metamorfose realizada pela CASACOR para esta edição.

Em seguida, já dentro da mostra, a exposição coloca os holofotes sob dois temas que fazem parte do DNA de CASACOR, com uma parte totalmente dedicada a sustentabilidade e ao impacto social. No terraço, onde a exposição se encerra, haverá uma homenagem aos profissionais que já integraram o elenco e que ajudaram a construir o nome da CASACOR ao longo dos anos.

“Ao final dessa grande viagem no tempo, com muitas fotos e imagens marcantes, cheias de histórias com diferentes nuances, conseguimos contar não somente a história da CASACOR, mas também como ela influenciou e segue influenciando na produção do design e nos modos de morar. A exposição é um verdadeiro mergulho na história do design, do paisagismo e da arquitetura de interiores”, explica Paula Thyse, arquiteta responsável pelo processo criativo da exposição, ao lado de Carmela e Livia.

A Exposição CASACOR 35 anos tem patrocínio Deca, Coral e Shopping Cidade Jardim (JHSF), com apoio LG Business e Florense.

Para Visitar a CASACOR SP 2022

A Exposição CASACOR 35 anos é totalmente gratuita, mas quem quiser continuar o passeio pela edição 2022 da mostra paulista pode adquirir ingressos antecipadamente na bilheteria digital da CASACOR (https://casacor.byinti.com) ou na bilheteria, aberta apenas nos dias de exibição (terça a domingo).

São 59 ambientes, em mais de 10.000m² de área construída para o evento, que vai ocupar o mezanino do complexo, conhecido por seus brises marcantes, e o terraço aberto, que já abrigou o restaurante Fasano.

A implantação deve surpreender ao acomodar 30 estúdios e lofts, 7 jardins e ilhas de bem-estar, 5 operações de restaurante, bar e café, 5 banheiros unissex, 7 lojas e operações comerciais, além de 2 ambientes funcionais (bilheteria e lounge) e 2 áreas de exposições artísticas num espaço tão emblemático da arquitetura moderna.

SERVIÇO – Exposição CASACOR 35 anos
Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073.
Quando: de 05 de julho a 11 de setembro de 2022
Quanto: Gratuita
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 7h às 22h, domingo e feriado, das 10h às 22h

Sobre a CASACOR
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior experiência do viver das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2020 chega à sua 35ª edição em São Paulo, com 17 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e mais três internacionais (Bolívia, Paraguai e Peru).

Mais Informações:
www.casacor.com.br
www.janelascasacor.com.br
www.facebook.com/casacoroficial
@casacor_oficial
@casacor_sustentavel

Informações para a imprensa:
a4&holofote
Camila Barbieri
camilabarbieri@a4eholofote.com.br
55 11 99323-0101

julho 5 @ 07:00
07:00 — 22:00 (15h)

Conjunto Nacional

CasaCor

Classes

Exposição CASACOR 35 anos

Por Monalisa Tempo de leitura: 5 min
0