• Bem-vindo ao portal digital do Conjunto Nacional!

  • Av. Paulista, 2073 - Consolação - SP | ccn@ccn.com.br | Tel.: (11) 3179-0109

Portinari em Grafitti

Conjunto Nacional recebe mostra com releituras de obras de Candido Portinari, em parceria com o MIS Experience

Em uma parceria inédita, o MIS Experience – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo – e o Conjunto Nacional promovem uma exposição gratuita com dezenas de releituras de obras consagradas de Candido Portinari. A mostra Portinari em grafitti é resultado de uma ação realizada por meio da exposição Portinari para todos, em cartaz no MIS Experience, em que grafiteiros de CEUs foram convidados para a produção das releituras, em fevereiro deste ano.

Uma seleção dos trabalhos poderá ser conferida, gratuitamente, no Conjunto Nacional. Os grafiteiros, provenientes de áreas periféricas da capital paulista e de Osasco, produziram suas próprias versões de obras célebres de Candido Portinari, como Café, Os Retirantes, O Mestiço, Meninos soltando pipas, entre outras pinturas.

“É uma ação de grande impacto no nosso cenário cultural – queremos aproximar Portinari da população”, observa Marcos Mendonça, diretor geral da ACCIM – Associação Cultural Ciccillo Matarazzo, que gere o MIS, MIS Experience e Paço das Artes.

A atividade é realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão de Cultura da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU).

Exposição Portinari para todos
O MIS Experience, localizado no bairro da Água Branca, promove a megaexposição Portinari para todos. Mais de 150 obras dos artistas são exibidas e reinterpretadas, a partir de recursos tecnológicos e audiovisuais, que preenchem o espaço expositivo do museu. A iniciativa faz parte do programa Modernismo Hoje, criado pelo Governo de São Paulo para celebrar o centenário da Semana de 1922.

A exposição #PortinariParaTodos, apresentada pelo Bradesco, é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura e MIS Experience por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do Promac. A concepção é da Magnetoscópio e do Projeto Portinari e conta com as parcerias de TV Cultura e Museu Casa de Portinari. O patrocínio máster é da Sabesp e a mostra conta também com patrocínio da Cerâmica Portinari, EMAE, Vivo e Vertical Garden. Tem apoio institucional de Kapitalo, TozziniFreire Advogados, Shimano, PWC, Bain, Madri Soluções e Telium; e apoio operacional de GP&A, Royal Boutique Jardins, Eko Comunicação e Trad. Cestari Arquitetura.

Mais informações:

Portinari em grafitti
Data: 5/5 a 5/6
Horário: de segunda a sábado, das 6h às 22h; domingo e feriado, das 10h às 22h
Local: Piso Térreo – Av. Paulista, 2073 – Consolação, São Paulo

Exposição Portinari para todos
Data: 05/03 a 10/07
Local: MIS Experience – Rua Cenno Sbrighi, 250 – Água Branca, São Paulo
www.portinariparatodos.com.br

Informações para a imprensa:
Agência Galo - contato@agenciagalo.com
Thiago Rebouças - thiago.reboucas@agenciagalo.com  | (11) 98562 3094
Tales Rocha - tales.rocha@agenciagalo.com | (11) 98870 1089
Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
imprensaculturasp@sp.gov.br | (11) 3339-8116 / (11) 3339-8162 | (11) 98849-5303 (plantão)

maio 5 @ 07:00
07:00 — 22:00 (15h)

Conjunto Nacional

MIS Experience

Classes

Portinari em Grafitti

Por Monalisa Tempo de leitura: 2 min
0