• Bem-vindo ao portal digital do Conjunto Nacional!

  • Av. Paulista, 2073 - Consolação - SP | ccn@ccn.com.br | Tel.: (11) 3179-0109

Clarices

 

Graça Craidy apresenta 19 retratos de Clarice Lispector, em comemoração aos 80 anos do primeiro livro da escritora  

Quantas Clarices contém Clarice Lispector? A jornalista? A escritora? A advogada? A esposa de diplomata? A refugiada judia ucraniana? A conselheira sentimental? A mãe de dois meninos? A tutora do cão Ulisses? A entrevistadora de famosos? A missivista de grandes escritores brasileiros que com ela trocaram centenas de cartas?

Dia 12 de setembro, o Espaço Cultural Conjunto Nacional inaugura a mostra Clarices, da artista gaúcha Graça Craidy, com 19 retratos homenageando a escritora modernista Clarice Lispector. Nascida na Ucrânia, em 1920, naturalizou-se brasileira e viveu a maior parte de sua vida adulta no Rio, onde morreu em 1977. Casada com um diplomata, morou na Suíça, Itália e Estados Unidos, e escreveu mais de 20 livros, entre romances, contos, crônicas e cartas.

Graça Craidy declara-se uma apaixonada por literatura em geral e por Clarice Lispector em particular, e criou essa coleção clariceana para compartilhar com os leitores da escritora suas muitas facetas, além de estimular novos aficcionados a se aproximarem da sua escrita de narrativas psicológicas considerada por alguns hermética, por outros reveladora de epifanias, como declarou outro escritor, Guimarães Rosa, “eu leio você para a vida, Clarice”.

Na mostra, que vai até dia 10 de outubro, o visitante tem a oportunidade de conhecer, por meio dos retratos, vários aspectos da vida da escritora e interessar-se por ler ou reler alguns trechos dos seus escritos mais famosos, como por exemplo, o seu primeiro romance – Perto do Coração Selvagem – que completa este ano 8 décadas do seu lançamento.

Graça Craidy convida: “espero que vocês gostem dessas duas mulheres esquisitas, mas sinceras “. E conclui: “e saiam correndo para ler Clarice”.

Artista
Graça Craidy (1951, Ijuí/RS) é artista visual e artivista pelo fim da violência contra a mulher; graduada e mestre em Comunicação (PUCRS), foi publicitária em Porto Alegre e São Paulo, professora de Processo Criativo na ESPM-Sul. Começou nas artes visuais em 1987, no curso de desenho de Dalton de Luca, em São Paulo, e em 2011 ingressou no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, onde desenvolveu sua carreira. Possui obras no acervo do MACRS. Já realizou mais de 20 individuais, inclusive na Itália, e participou de mais de 40 coletivas, inclusive no México. Recentemente integrou a exposição coletiva feminista Fora das Sombras, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, considerado o maior museu da America Latina.

Mais informações:
Período: De 12 de setembro a 10 de outubro de 2023
https://www.instagram.com/gracacraidy/

maio 30 @ 07:00
7:00 am — 10:00 pm (15h)

Conjunto Nacional

Graça Craidy

Classes

Clarices

Por Monalisa Tempo de leitura: 2 min
0